segunda-feira, 30 de abril de 2012

Vinhos de Guarda


Já escrevi um post anteriormente explicando se vinhos mais velhos são melhores. Muito se fala sobre vinhos mais velhos, bem esse vinhos mais velhos são chamados de “vinhos de guarda” e vou destilar mais sobre eles.

 Vinhos de Guardar são poucos e caros por que recebem cuidados especiais bem antes chegar à garrafa. O solo que está plantado as uvas que irão produzir esse vinho é um solo bem selecionado, a parreira recebe cuidados especiais para produzir boas uvas e com boas uvas se produz um bom vinho. Após a fermentação eles ficam descansando em barris e também na garrafa.

 Mas por que eles duram por mais tempo?
Como já vimos aqui mesmo, o vinho tem seu tempo de vida e um vinho de guarda tem o tempo de vida maior por ter muito ainda para oferecer. Quando prontos são vinhos com alto teor alcoólico, muito tanino e acido. Vinhos de guarda são vinhos complexos e que precisam de tempo para poder revelar tudo que podem.
Ao abrir uma vinho de guardar deixo decantar, pois ele precisa de tempo para revelar seus aromas também.

 Os vinhos de guardar se bem armazenados vão dar a você uma sensação maravilhosa, por isso vale a pena esperar.


terça-feira, 24 de abril de 2012

Expovinis 2012


O Brasil é realmente um país de privilegiado. Um país onde a cultura do vinho não faz muito sucesso é anfitrião da maior feira de vinhos da América Latina, a Expovinis.

A Expovinis 2012, começou hoje (24 de abril) e termina na quinta-feira (26 de abril). O primeiro dia da Expovinis é especialmente para profissionais do ramo, os outros dois dias a feira é aberta ao publico.

O que é a Expovinis?
A Expovinis é como já mencionada, a maioria feira de vinhos da América Latina e realizado todo ano na cidade de São Paulo. A Expovinis 2012 conta ano com mais de 400 expositores. A Expovinis é uma vitrine para Vinícolas e Importadoras apresentarem ao publico sua linha de produtos e seu lançamentos. Há também um espaço paralelo com palestras, degustações e um espaço para você poder comprar seu vinho.

Para mais informações sobre a Expovinis acesse  www.expovinis.com.br.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Frisante é Lambrusco ou Lambrusco é Frisante?


Lambrusco é um vinho frisante produzido na Itália, especificamente na região da Emilia Romagna. O Lambrusco é feito de uma uva tinta chamada “Lambrusco” e que mesmo sendo uma uva tinta produz Lambruscos tintos, brancos e roses.

Aqui já deu para ficar bem claro que Lambrusco é Frisante, algo que algumas pessoas não compreendem muito bem.

Mas o que é o Frisante então? Frisante é um vinho gaseificado, que pode ser tinto, branco ou rose e de baixo teor alcoólico.
Você pode pensar, é igual ao Espumante? Apesar de também ser gaseificado o frisante tem 1 a 2 atmosferas gás, enquanto o espumante tem de 4 a 6 atmosferas. A
Outra diferença é que o gás carbônico do frisante pode ser natural (produzido durante a fermentação) ou ser injetado (igual ao gás do refrigerante), o gás do espumante é sempre natural.

O Brasil produz bons frisantes e quem sabe dá próxima vez você leve para sua casa um frisante brasileiro. Fica a dica!!.

domingo, 22 de abril de 2012

Reservado, Reserva e Gran Reserva



Marido – Amor olha aqui Reservado!
Esposa – Deve ser bom.

Marido – Olha este aqui, Reserva!
Esposa – Será que é bom?
Marido – E esse Gran Reserva!
Esposa – Agora fiquei confusa!!

Reservado, Reserva, Gran Reserva são alguns nomes que podem causar certa dor de cabeça a quem compra um vinho. Você pode se questionar qual deles é o melhor e nesse post vou explicar de uma maneira bem simples.

Então vou direito ao ponto, nos países como Chile, Argentina, Uruguai e Brasil isso não quer dizer muita coisa e sabe por quê? Por que é o produtor que escolhe por que um vinho é Reserva e o outro Gran Reserva. Pode acontecer de vinho da mesma safra e com os mesmo cuidados ser chamado de Reserva e o outro Gran Reserva. O que espera é que um vinho com esse nome passe por cuidados especiais, mas, quais serão esses cuidados varia de Vinícola para Vinícola.
Mas isso já esta mudando, a Argentina  por exemplo já tem regras definidas para os vinhos poderem usar os termos Reserva e Gran Reserva.

Em países do Velho Mundo (França, Itália, Portugal, Espanha) há regras especificas para se usar os termos Reserva e Gran Reserva.
Exemplo... 
Na Espanha, um vinho para ser chamado de Reserva ele precisa ficar um ano em barril de carvalho e mais dois anos na garrafa, para depois ir ao mercado.
Em países do Velho Mundo existem regras para poderem usar esses termos, e são levados bem a sério.

Ah e  faltou o Reservado, bem esse ai é mais marketing do vinho , quase todos os Reservado e digo quase por que não tomei "todos" e não posso generalizar, então quase  todos os reservados são vinhos bem simples.

Fique atento e se informe.

sábado, 21 de abril de 2012

Vinho bom é vinho caro?


Bem, guarde sempre em sua mente o que eu irei te dizer...
“no mundo do vinho sempre há uma exceção”
... isso quer dizer que não existe verdade absoluta.

De uma coisa você pode ter certeza, quanto mais cuidados o vinho tiver mais caro ele será. O enólogo tem um longo trabalho em escolher solo apropriado para cultivo, cuidar bem daquela videira para ela produzir uma boa uva, deixar seu vinho envelhecer em barris e/ou na garrafa e você acha que ele vai vender esse vinho por 10 reais?. Lamento informa-lo, mas não vai mesmo.

Então vinho bom é vinho caro?
Vamos aprofundar um pouquinho então.

¹ Ser bom para você e ser um vinho de qualidade são coisas diferentes, quer ver?
Você pode muito bem gostar mais de um Espumante Nacional Brut (até 50 reais) do que uma Champagne (até 250 reais)  cuja qualidade não dá para questionar. Entra nesse caso a questão do gosto e que eu já disse que não se discute.

² Vamos a outro detalhe. Você quando pensa em vinho imagina que vinhos bons são vinhos franceses e italiano, certo? Essa fama torna os vinhos desses países caros. 
Eu vou exemplificar novamente...

Pense na cena entre João e Mateus,
João – Mateus comprei um carro.
Mateus – a que legal.
(Mateus  não mostrou nenhum entusiasmo.)
Agora veja essa cena
João – Mateus comprei uma Ferrari.
Mateus – noooooosa João que legal, fiquei muito feliz por você e cara que dia vamos dar uma volta?.
(Notou alguma diferença?. Pois é meu caro, carro é carro, mas Ferrari não é carro, Ferrari é Ferrari.)

Com vinho também é assim, o país de origem, a região no país e o produtor, faz com que o vinho também fique caro.

Um vinho caro não é necessariamente um vinho bom.

Não beba rótulo, aprecie um bom vinho.

Qual a importância da safra?


Sabe muito bem muito que com uva boa se faz vinho bom ou vinho ruim, mas com uva ruim só se faz vinho ruim. 
A importância da safra é mais ou menos por aí, uma safra boa e podemos esperar bons vinhos.

O que faz uma safra boa é a boa variação do tempo. A videira precisa das quatro estações bem definidas ou seja precisa chover e fazer sol no momento certo. Quando tudo ocorre certinho temos uma safra boa.

E de que importância isso é?
Simples caro leitor, safra boa vinho bom e ponto final. A safra simplesmente vai te dar uma projeção da qualidade do vinho que você está levando para a sua casa. 

Há vinícolas que só produzem seus vinhos tops de linha em safra excepcionais para manter seu vinho em um alto nível, por que só para lembrar uva ruim não produz vinho bom.

Depois entre nesse link e você tem a nota das safras até 2009 falandodevinhos.wordpress.com/tabeladesafras2011 e essa foi a mais recente que eu consegui. Caso tenha interesse imprima esta e guarde contigo quando for comprar seu vinho, pois ela pode ser muito útil.

Lembre-se...
vinhos do mesmo produtor, da mesma linha, produzidos na mesma região e  da mesma uva, serão vinhos diferentes uma safra após a outra.

Dica...
Dados apontam que a safra de 2012 será muito, mais muito boa para o vinho nacional.

Boas compras!!


Vinho quanto mais velho melhor?


Eu tenho certeza absoluta que você já ouviu ou até mesmo disse essa frase. Corre até um ditado entre as mulheres que é...
 “homem é como um vinho, quanto mais velho melhor!”
... cuidado mulheres a história pode ser outra.

Em primeiro lugar o vinho é uma bebida viva. 
Você deve estar pensando que esse blogueiro é louco, mas não sou. O vinho nasce, atinge seu auge e morre, ou você nunca ouviu falar de um vinho que virou vinagre.

Mas e aquela história de vinho que duram muito tempo?

Bem, grandes partes dos vinhos que você encontra no mercado são vinhos para consumo rápido, ou seja, são vinho jovens. É um vinho para o dia-a-dia e que está ali para ser consumido naquele momento, ele não vai ficar melhor com o tempo, muito pelo contrário, pois se você esperar demais para consumi-lo ele talvez não esteja legal. 

Guarde uma regra que pode te ajudar...
Vinho branco e rosé – 3 a 4 anos, após isso cartão vermelho para ele.
Vinho tinto – 4 a 5 anos, após isso descarte-o.
Espumante – a maioria dos espumantes não apresentam a safra, então não espere muito para consumi-lo, ok.

Os vinho que ficam melhores com o tempo são vinhos “de guarda” (vou criar um post só para falar sobre ele), são vinhos que com o tempo podem te oferecer muito mais. Digamos que é um vinho que está em começo de vida e que ainda não atingiu seu ponto máximo.

Resumindo,
nem todo vinho fica melhor com o passar do tempo.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vinho de mesa e o vinho fino


Bem você já teve visto a seguinte frase...
Vinho Fino Seco e Vinho de Mesa Suave,
você sabe o que diferencia cada um deles? 

Então vamos lá, esses dois tipos de vinhos são feitos com espécie de uvas diferente.

O vinho de mesa...
 é feito com uma espécie de uva chamada de Vitis Labrusca (decore esse nome se quiser), conhecida também como uva americana. Essa uva é aquela uva que encontramos em supermercados ou na feira, é uma uva para consumo in natura e para a produção de suco. Por não serem uvas próprias para produção do vinho

O vinho fino...
 é feito com uma espécie de uva chamada Vitis Vinifera ou como uvas europeias. Essas uvas você “não” irá encontrar em nenhuma feira ou supermercado por ser usada para a produção de vinhos. Por ser uma uva própria para vinhos finos, os vinhos produzidos com uvas europeias são aromáticos e mais complexos comparados aos vinhos feitos de uvas americanas.

Pode estar passando pela sua cabeça qual é o melhor?
Essa é uma perguntinha chata de se responder, mas raciocine comigo se você comprar um carro e há dois modelos um básico e um completo, e a diferença de preço entre eles fosse pequena, qual você escolheria? (Apenas pense!!).

Essa explicação foi uma destilação bem simples, por que se eu for aprofundar no assunto eu iria levar dias para poder fazer isso. 
Mas de uma maneira bem resumida é isso Vinho de Mesa (uvas americanas) e Vinho Fino (uvas europeias). 


Caso tenha ficado alguma duvida ou queira mais detalhes, deixe sua pergunta que eu irei responder.

Abraços!!!

Linha Virtus.


Hoje tive uma palestra com os enólogos Marcos Vian e Magnos Basso da Vinícola Basso. Foi uma palestra bem descontraída e agradável e o tempo passou muito rápido. 
Eles contaram um pouco da história da Vinícola Basso que é uma vinícola familiar e apresentou seus vinhos.
O Marcos nos apresentou a nova linha de vinhos da Vinícola Irmãos Basso que é a linha “Virtus”
Virtus (virtude, em latim) trás em si o espírito brasileiro. São vinhos leve, frutados e de teor alcoólico mais baixo. É um vinho bem brasileiro e isso  fica bem claro já pelo rótulo.

A linha Virtus trás...
 os brancos:
Chardonnay e Moscato
um rose:
Merlot Rosé
e três tintos:
Cabernet Sauvignon seco, Cabernet Sauvignon suave e Tannat.

São vinhos que você ainda não encontra no mercado por enquanto. Se você for à ExpoVinis você poderá apreciar a linha Virtus e outro vinhos da vinícola que iremos abortar futuramente.

Podem aguardar por que vale a pena!.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Enólogos, Enófilos e Sommelier


Quando você entra nesse universo do Mundo do Vinho você já deve ter ouvido falar sobre Enólogos, Enófilos e Sommelier. Vou destilar aqui de uma maneira simples o que são cada um desses...

Enólogo,
é o responsável pela elaboração do vinho, desde a plantação até o vinho pronto na garrafa.

Enófilo,
é um amante do vinho, é uma pessoa que aprecia muito o vinho.
(obs.: cuidados com os enochatos, eles entendem muito sobre vinho mas falta a eles humildade)

Sommelier,
é o profissional que conhece e orienta os clientes na compra ou escolha do vinho.

Independente de você ser um Enólogo, Sommelier ou Enófilo, seja humilde pois no Mundo do Vinho não há uma verdade absoluta e sempre teremos muito a aprender.



O vinho suave.


Vinho suave é um vinho adocicado e esse pode ser branco ou tinto. Aqui no Brasil temos um paladar de criança e gostamos de algo mais docinho e com o vinho não diferente.

Vinho suave é ruim?
Não é questão de ser bom ou ruim, por que antes de tudo é questão de gosto e gosto não se discute, mas o tal vinho suave ai ai. 

No vinho suave na maioria dos casos é feito com uvas de consumo in natura (há uvas próprias para produzir um vinho), o açúcar é acrescentado depois que vinho está pronto e esse açúcar mascara algum defeito que o vinho possa ter, fica mais difícil de você sentir os aromas do vinho. Resumindo, é difícil apreciar um vinho suave.

Bem como eu já disse “gosto é gosto!”, mas é sempre uma boa hora para poder apreciar um bom vinho. 

Não entre de cara em vinho seco, minha dica é você escolher vinho feito com uva chamada Pinot Noir ou Gamay que são mais leves e agradáveis para quem goste de um vinho suave.

Enfim, esteja aberto a novas experiências!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Malbec World Day


Temos nossas datas comemorativas e no Mundo do Vinho não poderia ser diferente. 


Hoje dia 17 de Abril é comemorado o Dia Mundial do Malbec, (#malbecworldday).
Mas a título de informação o Malbec é uma uva francesa e que se adaptou muito bem na Argentina, país esse que produz ótimos vinhos.
Aproveite essa data ou essa semana para apreciar um Malbec.

Você encontra mais informações sobre esse dia no winesofargentina.org ou em sua página no facebook facebook.com/winesofargentina.

Aprecie seu Malbec com moderação.

Salud!

O inicio...


Olá, como meu primeiro post eu devo dizer que ainda estou meio tenso por causa da responsabilidade que esse blog passa a ter.
E esse primeiro post é para a agradecer a todas a pessoas que sempre estiveram comigo ao longo desse tempo trabalhando com vinhos. Agradeço também ao Clayton Marcos e Lameque Mota pela colaboração que deram a mim .

Objetivo:
Como um amante de vinho, o meu objetivo é passar a vocês de uma maneira simples e cara as novidades, curiosidade e outras informações sobre vinhos e bebidas destiladas. Vou deixar também aqui minha opinião sobre vinhos e outras bebidas que provei e achei interessante.

Estou muito ansioso por não saber o que vêm por ai, mas carrego comigo um ditado que me ajuda bastante em momentos assim...
 "desde quando o medo existe entre nós" (Emicida).

Esse é o meu primeiro post e que venham muitos por aí.



Grato


Breno Hauita