domingo, 22 de abril de 2012

Reservado, Reserva e Gran Reserva



Marido – Amor olha aqui Reservado!
Esposa – Deve ser bom.

Marido – Olha este aqui, Reserva!
Esposa – Será que é bom?
Marido – E esse Gran Reserva!
Esposa – Agora fiquei confusa!!

Reservado, Reserva, Gran Reserva são alguns nomes que podem causar certa dor de cabeça a quem compra um vinho. Você pode se questionar qual deles é o melhor e nesse post vou explicar de uma maneira bem simples.

Então vou direito ao ponto, nos países como Chile, Argentina, Uruguai e Brasil isso não quer dizer muita coisa e sabe por quê? Por que é o produtor que escolhe por que um vinho é Reserva e o outro Gran Reserva. Pode acontecer de vinho da mesma safra e com os mesmo cuidados ser chamado de Reserva e o outro Gran Reserva. O que espera é que um vinho com esse nome passe por cuidados especiais, mas, quais serão esses cuidados varia de Vinícola para Vinícola.
Mas isso já esta mudando, a Argentina  por exemplo já tem regras definidas para os vinhos poderem usar os termos Reserva e Gran Reserva.

Em países do Velho Mundo (França, Itália, Portugal, Espanha) há regras especificas para se usar os termos Reserva e Gran Reserva.
Exemplo... 
Na Espanha, um vinho para ser chamado de Reserva ele precisa ficar um ano em barril de carvalho e mais dois anos na garrafa, para depois ir ao mercado.
Em países do Velho Mundo existem regras para poderem usar esses termos, e são levados bem a sério.

Ah e  faltou o Reservado, bem esse ai é mais marketing do vinho , quase todos os Reservado e digo quase por que não tomei "todos" e não posso generalizar, então quase  todos os reservados são vinhos bem simples.

Fique atento e se informe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário