quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vinho de mesa e o vinho fino


Bem você já teve visto a seguinte frase...
Vinho Fino Seco e Vinho de Mesa Suave,
você sabe o que diferencia cada um deles? 

Então vamos lá, esses dois tipos de vinhos são feitos com espécie de uvas diferente.

O vinho de mesa...
 é feito com uma espécie de uva chamada de Vitis Labrusca (decore esse nome se quiser), conhecida também como uva americana. Essa uva é aquela uva que encontramos em supermercados ou na feira, é uma uva para consumo in natura e para a produção de suco. Por não serem uvas próprias para produção do vinho

O vinho fino...
 é feito com uma espécie de uva chamada Vitis Vinifera ou como uvas europeias. Essas uvas você “não” irá encontrar em nenhuma feira ou supermercado por ser usada para a produção de vinhos. Por ser uma uva própria para vinhos finos, os vinhos produzidos com uvas europeias são aromáticos e mais complexos comparados aos vinhos feitos de uvas americanas.

Pode estar passando pela sua cabeça qual é o melhor?
Essa é uma perguntinha chata de se responder, mas raciocine comigo se você comprar um carro e há dois modelos um básico e um completo, e a diferença de preço entre eles fosse pequena, qual você escolheria? (Apenas pense!!).

Essa explicação foi uma destilação bem simples, por que se eu for aprofundar no assunto eu iria levar dias para poder fazer isso. 
Mas de uma maneira bem resumida é isso Vinho de Mesa (uvas americanas) e Vinho Fino (uvas europeias). 


Caso tenha ficado alguma duvida ou queira mais detalhes, deixe sua pergunta que eu irei responder.

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário